Aluparts responde: corrosão do alumínio existe?
Por Arq. Audrey Dias
Uma incrível combinação de propriedades faz do alumínio um dos materiais mais versáteis na construção civil, engenharia e arquitetura. Este material nobre é resistente, leve e moldável, mas é preciso ter cuidado para evitar a corrosão do alumínio e garantir vida longa às esquadrias.
Saiba mais sobre o processo de corrosão do alumínio
Sabe aquele aspecto opaco, esbranquiçado, composto por um pó branco ou cinza, observado em algumas esquadrias? Sim, este é um processo de corrosão, que pode acometer esquadrias de alumínio, apesar da sua elevada resistência natural à oxidação.
A corrosão galvânica é a mais comum. Em uma reação de oxirredução, o metal mais nobre reduz, enquanto o menos nobre oxida. Neste caso, o alumínio é mais nobre que o aço carbono, por exemplo. O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).
Fique atento!
A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge, para não dar origem à corrosão e à ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d’água ou água.
A anodização é a melhor maneira de aumentar a resistência das esquadrias de alumínio: em um processo denominado pacificação, uma película de óxido é depositada na camada superficial do produto.
Isolamento elétrico entre metais para diminuir os efeitos da corrosão bimetálica
Fale com a Aluparts!
A Aluparts é uma empresa de engenharia especializada em projetos de esquadrias de alumínio. Atuamos há mais de 30 anos no mercado, oferecendo consultoria e assessoria técnica em todo o território nacional. Nossos serviços incluem:
- Inspeção e Laudos Técnicos
- Vedação de Fachadas
- Manutenção de Esquadrias
- Substituição de Vidros
- Retrofit de Fachadas
- Limpeza Profissional de Vidros e Fachadas.
Em nosso blog você encontra mais artigos como este. Confira!