Por Arq. Audrey Dias
Uma combinação incrível de propriedades faz do alumínio um dos materiais mais versáteis na construção civil, engenharia e arquitetura. Este material nobre é resistente, leve e moldável, mas é preciso ter cuidado para evitar a corrosão e garantir vida longa às esquadrias. Pensando sempre em oferecer o melhor para seu projeto, a Aluparts trouxe mais sobre a corrosão do alumínio e oxidação. Confira no texto!
Entenda sobre o processo de corrosão do alumínio
Sabe aquele aspecto opaco, esbranquiçado, composto por um pó branco ou cinza, observado em algumas esquadrias? Sim, este é um processo de corrosão, que pode acometer esquadrias de alumínio, apesar da sua elevada resistência natural à oxidação. Na verdade, o processo de corrosão do alumínio acontece por causa do contato com o ar. Assim, ele reage formando uma película de óxido sobre a sua superfície.
O fenômeno é chamado de passivação. Ou seja, mesmo que o material apresente certa reação, ele ainda é o mais resistente à corrosão. Esta película óxida que se forma, tem uma boa aderência à superfície e acaba impedindo que um volume maior do material seja corroído.
Quando ocorre a reação, a corrosão galvânica é a mais comum. Em uma reação de oxirredução. Nela, o metal mais nobre reduz, enquanto o menos nobre oxida. Neste caso, o alumínio é mais nobre que o aço carbono, por exemplo. O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão do alumínio, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).
Fique atento à oxidação!
A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge. Essa ação impede a evolução da corrosão e ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d’água ou água.
A anodização é a melhor maneira de aumentar a resistência das esquadrias de alumínio: em um processo denominado pacificação, uma película de óxido é depositada na camada superficial do produto. De uma forma geral, durante o processo é aplicada uma proteção em peças feitas do material para, entre outros benefícios, evitar a corrosão do alumínio.
Benefícios do uso do alumínio em esquadrias
São inúmeros os benefícios quando falamos em esquadrias. Conheça alguns:
- leveza;
- alta durabilidade;
- esteticamente agradável;
- opção mais econômica;
- facilidade de limpeza;
- melhor isolamento acústico;
- alto poder de personalização;
- pode ser usado em diferentes tipos de ambientes;
- maior eficiência estrutural.
Fale com a Aluparts e garanta a qualidade do seu projeto!
A Aluparts é uma empresa de engenharia especializada em projetos de esquadrias de alumínio. Atuamos há mais de 30 anos no mercado, oferecendo consultoria e assessoria técnica em todo o território nacional.
Trabalhamos com inspeção e laudos técnicos, vedação de fachadas, manutenção de esquadrias, substituição de vidros e muito mais. Entre em contato e fale com um consultor para solicitar orçamento.