quebra espontânea dos vidros temperados
Publicado em 09 de julho de 2021

Quebra espontânea dos vidros temperados tem jeito!

Por Arq. Audrey Dias

Vidro temperado é sinônimo de segurança, certo? Nem sempre…
O vidro temperado, que passou por tratamento térmico para reforçar características como dureza e resistência mecânica, está sempre envolvido em casos de ruptura de vidros em fachadas. Essas ocorrências derivam muitas vezes de razões técnicas que, quando observadas, são capazes de evitar as rupturas. Leia este artigo para entender os motivos por trás da quebra espontânea dos vidros temperados.

O uso de vidro temperado em fachadas é permitido?

Aqui é preciso lembrar que a norma ABNT NBR 7199/2016 – Projeto, Execução e Aplicações de Vidros na Construção Civil vem passando por uma constante atualização. O objetivo dessa revisão é esclarecer algumas dúvidas, entre elas, a da não recomendação do uso do vidro temperado em fachadas.

Isso por conta do efeito conhecido como “quebra espontânea”, que atinge esse tipo de vidro.

No vidro temperado são feitas algumas inclusões, como a do sulfeto de níquel, adicionado à massa do vidro base. Quando as inclusões do sulfeto de níquel são aquecidas, podem aumentar de volume e criar fissuras que penetram na capa de compressão do vidro temperado. Daí o tão temido efeito de quebra espontânea.

Ninguém deseja passar por um problema desses na fachada de um edifício. Em caso de quebra, mesmo o vidro se rompendo em pequenos fragmentos, a segurança pode ficar comprometida, dependendo das condições particulares de cada instalação.

Como evitar a quebra espontânea dos vidros temperados?

Para minimizar o risco de quebra, vale realizar o teste Heat Soak, ou HST, no vidro temperado.

Neste teste, o vidro é submetido a uma câmara com temperatura de aproximadamente 290°C. Isso vai provocar a aceleração do processo de aquecimento e dilatação das inclusões de sulfeto de níquel. Com essa operação, as peças que contêm as inclusões de sulfeto de níquel são destruídas.

A Aluparts fez questão de promover uma consulta técnica junto a um dos grandes fabricantes nacionais de vidros para esclarecer o tema sulfeto de níquel. Fomos informados que, há muitos anos, elementos que poderiam formar o sulfeto de níquel e produzir nódulos com coeficiente de expansão diferente do vidro deixaram de ser utilizados na composição dos vidros floats. Observe então a importância de trabalhar com fornecedores altamente comprometidos com a segurança e qualidade.

O mesmo cuidado tem sido observado no sentido de evitar a contaminação de matérias-primas e do caco com aços que contenham este elemento.

Fique atento ao uso e aplicações dos vidros!

Aplicação de vidro temperado 1

aplicação de vidro temperado 2

aplicação de vidro temperado 3

A Aluparts sabe tudo sobre vidros!

A Aluparts é uma empresa de engenharia que atua há mais de 30 anos desenvolvendo projetos de fachadas envidraçadas. Entre nossos serviços, você encontra: vedação de fachadas, limpeza profissional de vidros e fachadas, substituição de vidros e mais!

Gostou do que leu? Em nosso blog você encontra mais artigos sobre o assunto: