Guarda Corpo de Vidro
Publicado em 07 de janeiro de 2022

Devo usar guarda-corpo de vidro no meu projeto?

Veja o motivo de adotar um projeto de guarda-corpo de vidro para deixar seu projeto mais bonito e seguro.
Por Bartira Aquino

O século XX ficou marcado pela construção de inúmeros arranha-céus de alumínio e vidro. No século XXI, a tendência se expandiu de forma mais consciente e sustentável, usando a tecnologia a favor da construção civil. Um projeto de guarda-corpo não foge à regra. Arquitetos e engenheiros vêm adotando o vidro como elemento principal dos guarda-corpos por conta da sua maior e mais vantajosa característica: a transparência. Leia e entenda o motivo de usar vidro no seu projeto de guarda-corpo.

A resistência do vidro no guarda-corpo

O vidro é um material versátil e extremamente resistente quando aplicado de forma correta. De acordo com a NBR 7199 – Vidros para construção civil, apenas os vidros laminados ou aramados podem ser instalados em um guarda-corpo.

Para guarda-corpos de vidros autoportantes, ou seja, que não possuem outro elemento estrutural, devem ser aplicados vidros mais resistentes: os laminados de temperados. Para reforçar ainda mais o sistema e garantir a estabilidade, pode-se substituir a película PVB por uma película de segurança.

Os vidros laminados de temperados também devem ser empregados em um projeto de guarda-corpo que use apenas peças metálicas para a fixação, como botões ou torres.

 

Projeto de guarda-corpo de vidro

A NBR 14718  – Esquadrias – Guarda-corpos para edificação, revisada em 2019, mudou o seu escopo, aumentando a sua abrangência. Desde então, a instalação de guarda-corpo em áreas públicas e de médio e grande tráfego de pessoas passou a ser regida por ela.

Antes disso, fazia-se a junção de várias outras normas, incluindo as normativas do corpo de bombeiros, para chegar a um projeto final que atendesse a maioria dos requisitos. Ainda assim, havia algumas lacunas. Atualmente, a norma de usar guarda-corpo passa por nova revisão.

Acompanhando as normas 

Uma característica que foi revista, atendendo uma grande solicitação do setor, foi a alteração da altura mínima do guarda-corpo para 1,10m. Antes, a altura permitida era de 1,00 m, o que gerava conflito com a norma de saídas de emergência, NBR 9077, com a norma de acessibilidade, NBR 9050, e a Instrução Técnica Nº 11 do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, que serve de base para outros estados do Brasil.

As ancoragens continuam a receber atenção especial. Os cálculos de verificação dos esforços atuantes nas ancoragens devem ser realizados de acordo com as cargas previstas nos ensaios. Os chumbadores ou pontaletes devem ser ancorados com a profundidade mínima de 70mm no concreto. 

A tabela 01 – Classificação dos guarda-corpos conforme a sua aplicação, da NBR 14718, estabelece a carga de uso e de segurança.

Classificação de guarda-corpo conforme a sua aplicação

Um alerta precisa ser feito quando o assunto é fechamento de varandas, tendência fortemente adotada nos edifícios residenciais. Quando associado ao guarda-corpo, este elemento deve atender não só a norma de envidraçamento de sacadas (a NBR 16259), como também a de guarda-corpos e a norma mãe de esquadrias (a NBR 10821).

O projeto de guarda-corpo deve levar em consideração ainda alguns aspectos para que seja aprovado nos órgãos competentes e evitar acidentes. Quando a estrutura possui elementos vazados, deve respeitar espaçamentos máximos de 11 centímetros. Os elementos precisam ser instalados na vertical, preferencialmente, para evitar o escalonamento.

Elementos do guarda-corpo instalados na verticaleu Projeto 3

Quando o projeto adota elementos na horizontal ou ornamentais, deve prever um elemento de fechamento no lado interno com altura de 0,45m. A norma de acessibilidade, a NBR 9050, determina que os corrimãos sejam instalados em ambos os lados nas escadas e rampas, a 0,92 m e a 0,70 m do piso. Os corrimãos têm que ser em formato circular ou elíptico, evitando o apoio de objetos e facilitando a empunhadura.

Projeto de corrimão para guarda-corpo

 

Desenho de projeto de corrimão para guarda-corpo

A Aluparts ajuda com o seu projeto

Precisa de ajuda com o seu projeto de guarda-corpo? A Aluparts tem experiência aliada à segurança. Conte com a nossa empresa para te ajudar e criar um projeto completo. 

Oferecemos consultoria e projetos, inspeção e laudos técnicos, vedação de fachadas, manutenção de esquadrias, substituição de vidros, retrofit de fachadas e limpeza profissional de vidros e fachadas. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.