Sistemas e linhas de esquadria: a gênese de uma fachada

Por Arq. Audrey Dias

A concepção de uma fachada tem início com a definição dos sistemas e, por conseguinte, das linhas de esquadria de alumínio. Você sabe do que se tratam estes conceitos? Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto!

Entenda tudo sobre linhas de esquadria e seus sistemas!

Os sistemas são, descrevendo de forma simplória, o conceito estrutural do caixilho. Neste ponto temos variantes em função dos diversos tipos de aplicação: fachadas, encaixilhados, coberturas, guarda-corpos, entre outros.

As variantes dentro do mesmo conceito ou sistema, são chamadas linhas de esquadria. Estas linhas são famílias de perfis que devem ser usados em conjunto na fabricação das esquadrias. Elas são concebidas a partir da variedade de premissas necessárias em um projeto arquitetônico: dimensões, aplicação, localização e conforto termoacústico são algumas delas.

Uma vez entendido a função chegamos à forma. Ela surge com a aplicação de diferentes variáveis a considerar além do design: desempenho, normas técnicas, resistência mecânica, aplicação e custo são as mais importantes.

As linhas de esquadria de alumínio são compostas basicamente por dois tipos de perfis de alumínio: os tubulares e os sólidos. Os perfis sólidos são abertos, mais flexíveis e sujeitos a torções. Já os perfis tubulares são estruturados, formam uma seção interna, o que aumenta a sua resistência. Dessa forma, quanto mais robustos os perfis, maior será a resistência da esquadria no que tange às deformações e flexões.

No geral, esquadrias com dimensões maiores alegram os clientes e valorizam a criatividade dos arquitetos.

Regras de uso

Mas é sempre bom lembrar que criatividade sem técnica vale muito pouco em uma obra… É preciso seguir regras específicas. A linha escolhida deve se enquadrar nos limites de altura e largura e estar, obviamente, dentro do orçamento. E o mais importante: linhas e sistemas precisam atender exigências e requisitos mínimos de desempenho descritos na norma ABNT NBR 10821, a fim de garantir segurança, conforto, vedação e acústica.

E um detalhe fundamental que faz a diferença no todo: a qualidade dos acessórios e componentes, como fechos, braços de articulação, roldanas, ferragens, fixadores e gaxetas. Se a qualidade deles é ruim, o índice de manutenção e patologias nas esquadrias de alumínio só vai aumentar com o tempo.

Fale com quem é especialista!

A Aluparts é uma empresa de engenharia que atua há 30 anos no ramo de consultoria de projetos em esquadrias de alumínio e vidros. Atuamos em todo o território nacional.
Nossos serviços incluem:

Em nosso blog você encontra mais artigos como este. Confira!