Quando o assunto são vidros, tenha a certeza de que qualidade é sinônimo de segurança. Independentemente de o material ser usado na fachada, em esquadrias, guarda-corpos ou coberturas, é preciso ficar atento aos defeitos e não abrir mão da qualidade.
Em vidros laminados, formados por interlayer (geralmente PVB, EVA ou resina), é comum um certo desalinhamento das lâminas durante seu processo de produção, causando um desencontro entre as bordas do vidro. Essa situação muitas vezes não é percebida, podendo até mesmo ser disfarçada, caso o vidro venha a ser encaixilhado.
Saiba mais sobre vidro laminado
Também existem falhas que não podem ser posteriormente corrigidas – como as bolhas de ar entre as chapas, provocadas por problemas de temperatura ou pressão na autoclave.
Fique atento: manchas e defeitos internos entre as chapas podem gerar a delaminação parcial do vidro laminado, comprometendo seriamente a segurança do projeto.
Vale lembrar que nem todo problema vem de fábrica: muitos decorrem da estocagem equivocada dos vidros na obra. É terminantemente proibido deixar o vidro laminado armazenado em local com umidade ou sem a colocação de calços para intercalar as chapas. Caso contrário, pode ocorrer a condensação entre as lâminas e a película de água acumulada entre as chapas, provocando uma reação química de corrosão na superfície do vidro, chamada de irisação.
Pequenas imperfeições, porém, são comuns e inerentes ao vidro – ainda bem! Por isso, as normas pertinentes (ABNT NBR14.697) nos ajudam a entendê-las e a estabelecer limites entre o que se trata de desalinhamentos, ondulações e manchas, e o que realmente é um defeito de fabricação e exige reposição do material.
Mas não se preocupe, deixe a Aluparts cuidar disso! Continue usufruindo do vidro laminado, um vidro seguro!
Deixe com quem entende!
A Aluparts oferece consultoria e projetos, manutenção de esquadrias, vedação de vidros, vedação de janelas de alumínio e substituição de vidros no portfólio. Com atuação em todo território nacional, temos anos de experiência comprovada no mercado. Para mais informações, entre em contato!
Em nosso blog, você encontra outros conteúdos exclusivos. Veja: