Por Arq. Audrey Dias
A prática da manutenção ainda não é muito difundida no Brasil. Quando falamos em imóveis, poucos são os usuários que realizam a manutenção preventiva de maneira tão cuidadosa quanto a do seu automóvel, por exemplo.
É de extrema importância que os condomínios, síndicos, administradoras e proprietários estejam atentos às suas obrigações no que se refere à realização de atividades de manutenção preventiva de esquadrias de alumínio e conservação das fachadas.
Por que fazer a manutenção preventiva de esquadrias?
Os consumidores em geral costumam buscam produtos eficientes e de alta durabilidade, mas será que estão cuidando das suas fachadas e esquadrias para que tenham vida longa?
Assim como o corpo humano, as fachadas sofrem com a interação com o meio, com o uso e com o desgaste natural dos materiais. Estão constantemente expostas a agentes agressivos e ao intemperismo.
Conceito
A ideia central da manutenção preventiva é a de evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento previamente elaborado, baseado em intervalos de tempo, estabelecidos em manuais técnicos.
Durante a revisão periódica, costumam ser detectados problemas relacionados ao funcionamento, estanqueidade e desempenho, que podem afetar não só a estética do edifício, como a segurança e a experiência dos seus usuários. Em um diagnóstico precoce, é possível resolver os problemas a custos bem menores.
Importância
A falta da manutenção preventiva pode ocasionar a perda de garantia do produto, caso constatado a ausência do cumprimento e execução do programa de manutenção, de acordo com ABNT NBR 5.674 – “Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção”.
As esquadrias e fachadas de alumínio e vidros chegam a representar até 10% do custo total de uma obra. Por isso, manter esses elementos bem conservados é imprescindível para evitar prejuízos e garantir conforto e segurança. E ainda por cima garantir a valorização do imóvel.
Detalhes
A manutenção preventiva de esquadrias de alumínio e fachadas deve prever:
- Limpezas periódicas;
- Revisão das vedações de vidros, janelas de alumínios e esquadrais;
- Revisão geral com regulagem, ajustes e ou substituição dos componentes de fixação, articulação e travamento de folhas móveis e fixas, sendo eles: ancoragens, roldanas, trilhos, fechos, fechaduras, puxadores braços de articulação, limitadores, parafusos, drenos, escovas de vedação, gaxetas de EPDM e vedações externas em geral.
Faça manutenção preventiva de esquadrias e retrofit de fachadas. Orientação é o melhor investimento! Conte com o Aluparts e veja como podemos orientar você a fazer o certo! Entre em contato e saiba mais.
Gostou do conteúdo? Leia outros artigos como este em nosso blog: