Instalação de esquadrias nas edificações: como fazer?

A construção civil, assim como outros setores, está em constante mudança para atender a evolução das especificações técnicas. Quando falamos em obras, um dos pontos mais importantes para garantir a eficiência e a segurança de um projeto é fazer a correta instalação das esquadrias (portas, janelas e elementos de fachada). Pensando nisso, no artigo de hoje, a Aluparts explica como instalar esses elementos, essenciais para a funcionalidade e a composição estética do projeto. As esquadrias também devem atender critérios de desempenho, como iluminação e ventilação, por exemplo, oferecendo conforto aos usuários. Confira o artigo e entenda mais sobre o tema. Boa leitura!

Como fazer a instalação de esquadrias para edificações? 

Em primeiro lugar, vamos entender o papel das esquadrias. Como já dissemos, elas vão além da estética, sendo fundamentais para o desempenho e o conforto de uma edificação. Vale ressaltar que os projetos devem privilegiar soluções que minimizem o consumo de energia, a utilização de iluminação artificial e maximizem a ventilação natural. Mas, para que tudo saia de acordo com o esperado e dentro das normas técnicas, é preciso fazer a correta instalação das esquadrias

Para dar início à instalação, as esquadrias precisam estar respaldadas por leis, regulamentos técnicos e normas  aplicáveis. Tudo depende do tipo de projeto e edificação onde será realizada a instalação de esquadrias. No caso de espaços climatizados, por exemplo, as esquadrias devem ser de folhas fixas, para que o ar não penetre. 

Outro ponto de atenção é que as esquadrias de alumínio devem ter tratamento de superfície por anodização ou por pintura. Estas condições estão previstas nas normas da ABNT NBR 12609 e NBR 14125, respectivamente.

Já para melhorar o conforto térmico, a esquadria precisa estar adequada ao cálculo da quantidade de graus-hora de desconforto (GHd), conforme os limites de temperatura de cada região do país. 

A instalação pode ser adequada aos mais diversos projetos arquitetônicos, uma vez que a esquadria de alumínio tem regulagem precisa de ventilação e exaustão do ambiente. 

A seguir, listamos os principais pontos que devem ser analisados antes de fazer a instalação de esquadrias de alumínio: 

Desempenho e resistência

O alumínio indica alta durabilidade. O material é resistente à corrosão e à maresia, o que eleva a sua procura em regiões litorâneas e com muita poluição.

Matéria-prima

O alumínio é um material leve, com baixa manutenção e boa vida útil. Ele também permite a fabricação de diversos tipos e usos de esquadrias, como portas, janelas e fachadas com design moderno e sofisticado. Além disso, o alumínio pode ser curvado e receber tratamento de superfície em diversas cores e tons.

Acabamento

Esquadrias de alumínio podem ter diversos acabamentos, como anodização (processo eletrolítico causado por reações químicas, que forma uma camada uniforme de óxido de alumínio e pintura em resinas de cores variadas, como bege e branco, podendo até imitar outros materiais, como madeira e mármore). Assim, as esquadrias não precisam de pintura periódica.

Limpeza

É bem fácil fazer a limpeza das esquadrias. Para isso, basta usar água, sabão neutro e pano seco. 

Fazendo a manutenção de esquadrias de alumínio

Depois de entender como fazer a instalação de esquadrias em edificações, precisamos falar da importância de realizar a manutenção. Quando se trata de projetos de retrofit, as esquadrias costumam ser conferidas e, dependendo do problema, são substituídas. Isso acontece em geral quando as esquadrias são muito antigas, como os modelos de aço pesado, por exemplo. Além disso, a troca se torna necessária quando a correção da patologia é onerosa. 

Os itens, porém, são de elevado valor em relação ao custo total da obra. Assim, o ideal é monitorar o desempenho e fazer a manutenção das esquadrias de alumínio. Dessa forma, são analisados os componentes desgastados ou danificados e feitos os reparos necessários. No geral, as esquadrias de alumínio tem ótima resistência e durabilidade: com longa vida útil, garantem conforto e segurança. 

A norma técnica de desempenho NBR 15575 indica vida útil mínima de 40 anos e máxima de 60 anos às esquadrias de alumínio. Mas para um desempenho tão invejável, é fundamental fazer as manutenções preventivas ou corretivas. 

É preciso ficar atento à periodicidade indicada para realizar as manutenções. Os principais benefícios desses cuidados são:

  • Evitar custos mais altos;
  • Oferecer maior vida útil;
  • Garantir máxima segurança e eficiência. 

Vai construir? Conte com a Aluparts! 

A Aluparts é uma empresa de engenharia especializada em projetos  e manutenção de esquadrias de alumínio. São mais de 30 anos de mercado, oferecendo consultoria e assessoria técnica em todo o território nacional. 

Além da instalação de esquadrias, trabalhamos com inspeção e laudos técnicos, vedação de fachadas, substituição de vidros e muito mais. Entre em contato e fale com um consultor para solicitar orçamento!