Manutenção de guarda-corpo: como fazer de forma eficiente e segura!

Seja empresa, residência ou comércio, uma varanda ou escada: o guarda-corpo é um elemento que está sempre presente para garantir a proteção dos usuários. Mas para manter a sua integridade é preciso tomar alguns cuidados, especialmente quando o material é vidro! No artigo de hoje, a Aluparts explica como fazer a manutenção de guarda-corpo de forma efetiva. Leia mais e entenda!

Como fazer a manutenção de guarda-corpo

Em projetos de diferentes estilos e objetivos, arquitetos e engenheiros vêm adotando o vidro como elemento principal dos guarda-corpos. Além de ser um material versátil e resistente, a transparência garante entrada de luz natural, o que proporciona economia de energia e, de quebra, maior sofisticação. 

No dia a dia, a manutenção de guarda-corpo pode ser feita de forma simples e rápida: comece com um pano limpo e seco para tirar a poeira. Depois separe balde com água, borrifador e pano para realizar a limpeza. Mas se existe alguma peça ou componente danificado é preciso chamar uma empresa especializada. 

Nestes casos, vale conferir se há componentes de ferro (que podem estar enferrujados ou causar corrosão). Depois disso, estar atento à qualidade do vidro e ao tipo usado

É raro, mas o vidro pode rachar de forma natural, o que leva o especialista a investigar as causas para fazer a reposição adequada do material. 

Dependendo da situação da esquadria, pode ser necessário fazer a troca. Esses casos incluem falhas estruturais ou outros problemas que possam comprometer a segurança. É essencial um estudo para identificar as possíveis patologias. Seja qual for origem do problema, a solução passa por manutenção ou troca. 

Se for algo relacionado apenas à parte estética, a correta manutenção de guarda-corpo já é o suficiente.

Em resumo: se o guarda-corpo sofrer algum dano ou soltar algum dos componentes, é preciso verificar as condições desses itens para providenciar a manutenção corretiva. Como os componentes são submetidos às ações do tempo, estão sujeitos à corrosão e outros desgastes.

Uso e instalação guarda-corpo de vidro

Além da escolha do melhor tipo de vidro, também é preciso dar atenção à forma de instalação e aos acessórios para o guarda-corpo. Para isso, é essencial analisar o tipo de ancoragem que será utilizada nas folhas de vidro. 

Em instalações mecânicas, por exemplo, os principais componentes devem ser de aço inoxidável para evitar a corrosão. 

Além disso, a profundidade mínima para instalação dos elementos de ancoragem no concreto não pode ser inferior a 70 mm, enquanto a altura mínima deve ser de 1,1 metro do piso. 

De acordo com a NBR 7199 – Vidros para construção civil, apenas os vidros laminados ou aramados podem ser instalados em um guarda-corpo. Existe também a NBR 14718 – Esquadrias – Guarda-corpos para edificação, que trata da instalação de guarda-corpo em áreas públicas e de médio e grande tráfego de pessoas.

A Aluparts realiza a instalação e a manutenção de guarda-corpos

Precisa de uma empresa de engenharia para desenvolver o seu projeto ou realizar a manutenção de guarda-corpo? Somos referência no mercado nacional, com mais de 30 anos de experiência na construção civil.

Fazemos desde a elaboração do seu projeto até a vedação das fachadas, a manutenção das esquadrias, o retrofit das fachadas e muito mais. Atendemos em todo Brasil. Entre em contato agora e fale com um de nossos especialistas!