Vemos uma fachada envidraçada. Saiba qual o papel do isolamento acústico do vidro nas esquadrias!
Publicado em 03 de setembro de 2021

Isolamento acústico do vidro e o papel nas esquadrias

Você sabia que quanto maior a massa de um material, melhor será o seu desempenho acústico? Por ser mais pesado, o vidro deixa passar menos som quando comparado à madeira ou ao plástico, por exemplo. Quer conhecer mais sobre a capacidade de isolamento acústico do vidro? Leia este artigo da Aluparts até o fim!

Saiba mais sobre o isolamento acústico do vidro

O vidro pode ser um isolante acústico extremamente eficiente, desde que especificado de maneira correta e aplicado nas esquadrias adequadas.

Mas fique atento às aberturas: o bom isolamento acústico de uma esquadria é garantido principalmente pela ausência de frestas. Uma esquadria (seja porta ou janela) terá bom isolamento acústico se for bem vedada.
A maior atenuação sonora também pode ser obtida com vidros mais espessos, laminados e insulados. Nem sempre, porém, a espessura está relacionada ao desempenho. No caso de vidros laminados ou insulados, para que o material alcance uma acústica eficiente, pode ser preciso a combinação de diferentes espessuras de vidro.

É o que observamos no fenômeno da “frequência crítica”: para determinados sons mais agudos (um violino, por exemplo), uma chapa de material homogêneo vibra em sincronia com as ondas sonoras. Dessa forma, o isolamento acústico do material é menor para alguns tipos de som. Isso também ocorre com o vidro.

Para contornar o problema, pode-se usar vidro insulado com chapas de diferentes espessuras. Assim, a fragilidade de isolamento de uma chapa é compensada pelo isolamento da outra chapa, e vice-versa.

Grande parte das fontes de ruído que temos no dia a dia emitem sons em diversas frequências, graves e agudos. Barulhos em excesso incomodam e tiram a paz de qualquer um.

Mas lembre-se: vidro sozinho não faz milagre. Tão importante quanto a escolha da espessura correta, é a seleção dos demais elementos do conjunto, como componentes, perfis e vedações.

Como o desempenho acústico do vidro é medido?

A norma de desempenho de edificações residenciais determina níveis mínimos de isolamento acústico para a fachada na área dos dormitórios. A avaliação é feita por medição no próprio lugar, considerando a edificação pronta e os valores mínimos a serem atendidos, que estão descritos na tabela abaixo, em função da localização da edificação.
O desempenho é avaliado para a fachada como um todo, considerando paredes e janelas. Ou seja: qualquer fresta ou problema na instalação das esquadrias pode comprometer o desempenho da edificação.

Também é importante destacar que os valores de isolamento obtidos em laboratório são definidos em condições controladas, o que nem sempre ocorre em instalações reais, onde a atenuação sonora costuma ser menor.

Na tabela vemos os níveis de isolamento acústico do vidro.

Fonte: Guia Conforto Abividro

Conheça a Aluparts!

Está buscando uma empresa de engenharia para desenvolver seu projeto de esquadrias? Então, acabou de encontrar a empresa pioneira e referência no ramo de esquadrias e fachadas!

A Aluparts possui mais de 30 anos de experiência no mercado da construção civil. Além de prestarmos consultoria para projetos de esquadrias, oferecemos outros serviços relacionados, como vedação de fachadas, manutenção de esquadrias, retrofit de fachadas e muito mais. Atendemos em todo o território nacional.

Este artigo foi útil? Visite nosso blog e encontre outros conteúdos exclusivos sobre o assunto!