Profissionais da Aluparts trabalhando para recuperar as esquadrias de alumínio
Publicado em 03 de setembro de 2021

Dúvida cruel: substituir ou recuperar as esquadrias de alumínio?

Quando se deseja substituir uma esquadria ou fachada, geralmente estamos diante de um caso de patologia sem solução ou de uma recuperação financeiramente inviável. E agora, é melhor trocar ou recuperar as esquadrias de alumínio? Veja o que a Aluparts tem a dizer sobre isso!

Afinal, é melhor trocar ou recuperar as esquadrias de alumínio?

Antes de mais nada, é preciso entender se a substituição vai ocorrer devido a alguma falha estrutural capaz de comprometer o desempenho e a segurança, ou se é uma questão estética, relacionada à modernização dos elementos.
A substituição das esquadrias ocorre em caso de deterioração dos materiais e componentes existentes. Se eles apresentam algum problema estrutural, o melhor é trocar.

Mas o cliente também pode estar em busca de uma atualização da fachada, a fim de dar nova identidade ou novos usos à edificação. Neste caso, a recuperação das esquadrias e fachadas normalmente é um excelente caminho. Existem diversas soluções de engenharia capazes de resgatar a funcionalidade, a segurança e o desempenho delas.
No entanto, é de extrema importância que se faça um estudo adequado das patologias. Os problemas devem ser solucionados em definitivo e os erros não podem ser repetidos.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva de qualidade é sempre recomendada, desde que adotadas as técnicas e os materiais apropriados para cada caso. A recuperação do alto desempenho das esquadrias normalmente é alcançada com alguns ajustes mecânicos e substituição de componentes.

Nem sempre o investimento na recuperação de uma fachada ou esquadria tem o objetivo de valorizar o patrimônio, muitas vezes é importante investir para evitar sua desvalorização.

Como a Aluparts trabalha?

Quando a Aluparts atua na recuperação das patologias das fachadas envidraçadas, tomamos como ponto de partida a “causa”, que é o fato gerador do problema. Na sequência, avaliamos a “origem”, que é a etapa do processo construtivo em que ocorreu o problema. Logo, temos o “diagnóstico”, que é o entendimento do problema. A partir daí, trabalhamos no “prognóstico”, que consiste no plano de manutenção para recuperação em definitivo da patologia em questão. Apostem na manutenção preventiva, é ela que assegura a qualidade e evita acidentes!

Em geral, as patologias que afetam as fachadas envidraçadas ocorrem por falhas que geralmente estão relacionadas com a fase do projeto, com a escolha errada e ou com incompatibilidade dos materiais utilizados, erros na fase de execução, ausência de mão de obra especializada, ausência de controle do processo de produção ou ausência da manutenção preventiva e corretiva. Motivos não faltam!

A qualidade de uma fachada envidraçada está diretamente relacionada à qualidade na sua concepção, execução e manutenção. Estes requisitos são fundamentais para se aumentar a durabilidade e evitar a degradação precoce e o aparecimento de manifestações patológicas, que poderão comprometer a longevidade das esquadrias e fachadas.

Não tem jeito: em qualquer fachada de vidro, para ter um resultado de qualidade, é necessário seguir procedimentos construtivos rigorosos aliados às verificações essenciais, em todas as fases da execução.
Busque por empresas especializadas no ramo da Recuperação e Manutenção de Esquadrias capazes de resolvê-lo com máxima eficiência. Busque a Aluparts!

Dica Aluparts: aposte na manutenção/recuperação!

Etapas da recuperação das esquadrias

  • Revisão, substituição e instalação de componentes com defeitos (fechos, braços de articulação, escovas de vedação, gaxetas de EPDM, pingadeiras etc.).
  • Manutenção da parte mecânica das esquadrias (ancoragens, roldanas, parafusos, trilhos, drenos etc.).
  • Adequação aos esforços de manuseio, resistência e cargas de vento, estrutura dos perfis e eliminação de ruídos.
  • Melhoria da estética, desempenho, funcionamento e acústica.
  • Adequação das esquadrias para atender aos requisitos das normas ABNT NBR 10821 e NBR 15575.

Possibilidades do Retrofit de Fachadas

  • Instalação de revestimentos em ACM sobre cerâmicas, granitos e em frente a lajes para substituir vidros antigos.
  • Substituição de vidro comum por vidros laminados de controle solar, para aumento da segurança, eficiência térmica e acústica da fachada.
  • Modernização da edificação, deixando-a em pé de igualdade com edifícios novos.

Case de sucesso Aluparts – Condomínio Edifício Athenas

Rua Doutor Fernandes Coelho, 64 – Pinheiros – São Paulo / SP

Trabalho executado:

  • Vedação externa das fachadas Pele de Vidro, manutenção interna geral das esquadrias de alumínio com substituição dos braços de articulação, fechos, escovas de vedação e gaxetas.
  • Substituição de vidros nas fachadas.
  • Limpeza técnica dos vidros, esquadrias e revestimentos em ACM.

Um profissional fazendo trabalho em altura. Veja se é melhor recuperar as esquadrias de alumínio!

Precisa de uma fachada assim? Chama a Aluparts!

Nós somos a empresa de engenharia que você pode confiar para realizar a manutenção das esquadrias do seu edifício. Também oferecemos vedação de fachadas, retrofit de fachadas e outros serviços úteis.
Temos mais de 30 anos de experiência no ramo da construção civil. Atuamos em todo o território nacional com o mesmo padrão de qualidade. Nossa equipe está pronta para te ajudar com seu projeto de esquadrias de alumínio.

Este artigo foi útil? Visite nosso blog e encontre outros conteúdos exclusivos sobre o assunto!