silicone selante
Publicado em 08 de março de 2021

Silicone selante: aquele que realmente faz diferença

Por Arq. Audrey Dias

Você já deve ter ouvido que o sucesso está nos detalhes, certo? E hoje eu tenho um excelente exemplo de como esta máxima é verdadeira. Imagine uma fachada de vidro que partiu do projeto mais criativo, com a melhor relação custo-benefício e que teve os materiais principais selecionados cuidadosamente. Mas, na hora do selante, você escolheu qualquer um. Péssima ideia! Versátil, o silicone costuma ser usado como selante ou adesivo estrutural para vedar ou fixar vidros, esquadrias e juntas de dilatação em fachadas. Mas é preciso ficar atento: o silicone selante não vai só vedar a estrutura, como também deverá resistir às variações térmicas e ainda absorver e transmitir as cargas originadas pela pressão do vento.

A escolha de um silicone qualquer pode gerar não só falhas de adesão, como também descolamento de vidros (olha o perigo!), ressecamento, rompimento ou rachadura do material, baixa flexibilidade e resistência mecânica reduzida. Ou seja: confie em marcas reconhecidas. Silicones de má qualidade podem comprometer a segurança e a eficiência do envidraçamento.

Conheça os tipos de silicone selante

Estrutural, Neutro e Acético – são estes, basicamente, os três tipos de silicone selante, que se diferenciam de acordo com o mecanismo de cura de cada um.

Silicone estrutural

Exerce função estrutural quando utilizado para colagem química de vidros em fachadas. Essa aplicação requer testes de adesão e de compatibilidade dos substratos, bem como o uso de primers e o dimensionamento adequado das juntas e calços.

Silicone neutro

Indicado para vedação em geral, interage positivamente com qualquer tipo de vidro.

Silicone acético

Voltado a pequenas vedações, internas ou externas, e ambientes com alta umidade. Este silicone selante só pode ser usado em vidro comum, pois libera ácidos que reagem com o PVB, provocando manchas. Vidros laminados, portanto, devem ficar longe do silicone acético!

Além de todos estes cuidados na hora da escolha do silicone selante, não se esqueça que a aplicação é tão importante quanto a qualidade do produto. Os substratos devem estar completamente limpos, secos e isentos de qualquer selante antigo, siga sempre a recomendação do fabricante. Na dúvida, consulte a Aluparts!

Este artigo foi útil?

A Aluparts é especialista em vedação de vidros, janelas de alumínio e fachadas, limpeza de fachadas e retrofit de fachadas. Com atuação em todo território nacional, temos anos de experiência comprovada no mercado.

Em nosso blog, você encontra outros conteúdos exclusivos da Arquiteta Audrey Dias. Veja: