Por Engº Nelson Firmino
Variações bruscas de temperatura, pressão dos ventos… A natureza é incansável sobre os materiais que compõem as fachadas com perfis de alumínio. O nível do estrago sobre o material, porém, depende de uma série de fatores: o formato e o tipo da estrutura, as dimensões dos componentes, a altura e a flexibilidade da edificação, além da sua própria localização geográfica.
Para garantir o bom desempenho estrutural e manter a sua fachada linda, é fundamental realizar cálculos específicos para cada situação, estudando a variação dimensional no alumínio e demais materiais.
Coeficientes de dilatação e contração dos principais materiais
Um exemplo: preciso verificar qual a deformação para o perfil de alumínio de 4 metros de comprimento, submetido à variação de 40° C de temperatura. Deve-se levar em conta que:
α= 24 x 10^(-6)
α= 0,000024
E fazer a verificação da variação do comprimento:
∆l = 4000 x 40 x 0,000024
∆l = 4mm
Conclusão: a variação dimensional no alumínio é de aproximadamente 1mm por metro.
Lembre-se que a variação dimensional no alumínio ocorre tanto no sentido vertical, quanto nas travessas horizontais. E quando não há folgas para acomodar os materiais, acabam ocorrendo ruídos e deformações que prejudicam todo o sistema das fachadas.
Por isso, conte com quem sabe: a Aluparts está pronta para dar vida à sua ideia!
Este artigo sobre variação dimensional no alumínio foi útil?
A Aluparts é especialista em retrofit de fachadas, limpeza de fachadas e vedação de vidros, janelas de alumínios e esquadrias. Com atuação em todo território nacional, temos anos de experiência comprovada no mercado.
Em nosso blog, você encontra outros conteúdos exclusivos do Engº Nelson Firmino e sua filha, a Arquiteta Audrey Dias. Veja: