Esquadrias de alumínio e vidro: quem dá o match é você!

Quando vemos uma janela perfeitamente integrada a uma fachada, não imaginamos todo o trabalho que está por trás deste alinhamento. Para começar, é preciso fazer a composição certa entre esquadrias de alumínio e vidro. Cada projeto tem a sua particularidade e exige opções diferenciadas. 

Fatores como localização e objetivos são essenciais para fazer a melhor escolha. Para te ajudar nesta missão, a Aluparts  elaborou um artigo que trata da relação entre esses dois materiais e indica o melhor tipo de vidro para cada projeto. Acompanhe e dê seu match!

Qual melhor opção para esquadrias de alumínio e vidro

Em primeiro lugar, o principal objetivo da esquadria é permitir o controle adequado da iluminação natural e da entrada de calor (radiação solar, condução de calor, ventilação). Depois disso, é fundamental escolher o vidro certo de acordo com a região do Brasil em que ele será instalado.

O projeto deve ser pensado de forma única, levando em conta as necessidades dos usuários. Só assim é possível escolher a melhor opção para esquadrias de alumínio e vidro.

Principais tipos de vidros

Agora que você já entende um pouco mais sobre esquadrias de alumínio e vidro, vamos diferenciar as aplicações de cada vidro nas edificações. Os mais usados na construção civil são: float, impresso, temperado, laminado, aramado, insulado e vidros de controle solar. Conheça melhor alguns deles. 

1) Vidro float

O vidro float, também chamado de vidro comum, é um modelo totalmente transparente. Ele possui superfícies polidas e paralelas. Dessa forma, é a melhor opção para aplicações que exijam perfeita visibilidade e alta transmissão de luz. Além disso, ele pode ser laminado, temperado, insulado e serigrafado.

2) Vidro impresso

Tem como principal característica desenhos suaves e uniformes. Ou seja, ajudam a difundir a luz e os raios solares, mantendo a privacidade dos ambientes sem perder luminosidade. As esquadrias de alumínio e vidro impresso possuem variedade de texturas, cores e espessuras. Também pode ser usado para processamento dos demais vidros, como temperados, laminados e curvos, por exemplo. 

3) Vidro de controle solar

Um dos modelos mais tecnológicos. Ele garante o controle eficiente da intensidade de luz e calor. São ótimas escolhas para espaços que precisam de maior conforto ambiental e eficiência energética. Além disso, possuem baixos coeficientes de sombreamento, o que proporciona isolamento térmico e, consequentemente, economia de consumo de energia elétrica, devido à redução do uso de ar-condicionado. 

4) Vidro insulado

Também chamado de vidro duplo, esse modelo tem função termoacústica. Ou seja, proporciona atenuação acústica e controle térmico do ambiente. Entre os dois vidros, há uma câmara interna de ar ou de gás desidratado. É a escolha mais recomendada para edifícios próximos a locais com muito barulho. Além disso, permite a combinação de vidros de propriedades diferentes e pode conter uma persiana interna. 

5) Vidro laminado  

O vidro temperado é o primeiro modelo de vidro de segurança, cujo processamento de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra. Ele é composto de duas ou mais lâminas de vidro, que são interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. 

As esquadrias de alumínio e vidro temperado atuam na redução dos raios ultravioleta, protegendo móveis e pisos do desbotamento. Em caso de acidente em que o vidro se quebre, os cacos ficam presos à camada intermediária, evitando a abertura do vão. Dessa forma, a área fica fechada e segura até que a substituição do vidro seja realizada.

6) Vidro temperado

Esse vidro recebe um tratamento térmico que o deixa mais resistente a impactos e choque térmicos. É mais utilizado em instalações autoportantes, com ferragens, por sua maior resistência mecânica. É considerado um modelo seguro, uma vez que, em caso de quebra, estilhaça-se em pequenos fragmentos menos cortantes.

7) Vidro aramado

O último entre os vidros mais seguros, é o aramado. Ele recebe esse nome justamente porque tem um arame de aço. É obtido por fundição e laminação contínuas. Em caso de quebra, fica preso à rede metálica e não se despedaça, evitando ferimentos.

Vale ressaltar que, a fim de garantir a segurança dos usuários, todas as aplicações de esquadrias de alumínio e vidro na construção civil devem atender as regras da ABNT NBR 7199.   

Aluparts: especialista em esquadrias de alumínio e vidro!

Precisa de ajuda em seu projeto e quer escolher as melhores opções em esquadrias de alumínio e vidro? A Aluparts tem experiência aliada ao conhecimento!

Oferecemos consultoria e projetos, inspeção e laudos técnicos, vedação de fachadas, manutenção de esquadrias e substituição de vidros. Conte com a nossa equipe para te ajudar. Fale com nossos especialistas e solicite um orçamento!