exemplo de como escolher esquadrias com a fachada de prédio espelhado
Publicado em 06 de outubro de 2021

Como escolher esquadrias? Veja a solução ideal para cada tipo de ambiente!

O papel das esquadrias em uma residência é bem maior do que parece, acredite! A escolha errada pode arruinar ou dar cara nova a um ambiente e seus usos. Por isto, é muito importante saber como escolher esquadrias considerando as necessidades dos locais em que serão instaladas. Ao longo deste artigo, a Aluparts explica melhor sobre esse assunto. Acompanhe!

Cada um para cada qual: saiba como escolher esquadrias!

A função da esquadria é o fechamento de vãos. Ela é a protagonista na transição dos moradores entre os ambientes internos e externos.

Por meio dela é possível controlar a entrada de luz, o fluxo da ventilação natural, a acústica e a contemplação da paisagem, seja ela urbana ou rural.

Durante a pandemia, com o home office, a necessidade de reservar espaços destinados ao trabalho e à convivência familiar despertou a busca por novos projetos envolvendo esquadrias, com maiores aberturas, novos vidros, etc.

A escolha deve partir, portanto, do meio em que a esquadria será instalada. As dimensões do ambiente e a atenção a requisitos como conforto acústico, térmico e privacidade devem nortear essa seleção, juntamente com as demandas do projeto arquitetônico, como estética e segurança.

Ambientes pequenos

Para ambientes pequenos, a luz proporciona a sensação de amplitude, fazendo com que sua casa pareça ser maior do que realmente é. Para estes ambientes, o recomendado é o uso de esquadrias com vidros.

Áreas sociais

Áreas sociais, como as salas, pedem esquadrias maiores do que as dos demais cômodos, assim como máxima abertura dos vãos. Portas de correr com recolhimento

de todas as folhas para o mesmo lado e trilho embutido são as mais recomendadas. Elas auxiliam na integração entre os ambientes, iluminação e ventilação permanente.

Cozinha

Na cozinha, as janelas de correr saem na frente, são alternativas perfeitas para garantir a abertura de até 50% do vão, além de proporcionar condições ideais de iluminação, limpeza e manutenção. Aposte nelas!

Dormitórios

Já os dormitórios hoje são usados não só para descanso, mas muitas vezes também para estudo ou trabalho. São muito frequentados, seja de dia ou noite, por isso costumam receber esquadrias com tipologias e acessórios para controle da iluminação e ventilação natural. Dormir em um local escuro e fresco é importante para o cérebro e para o bem-estar. Aqui recomendamos sempre esquadrias amplas e com persianas integradas, podendo ser inclusive automatizadas, fica um charme!

Banheiros

No caso dos banheiros, em geral, as esquadrias são discretas e menores, em razão da privacidade. Preferencialmente são instaladas na região do box e recebem vidros foscos. Geralmente são usadas janelas do tipo maxim-ar, que permitem excelente ventilação, fácil limpeza e boa iluminação.

Fatores a observar na hora de escolher esquadrias

Esquadrias de correr, com ou sem persiana integrada, esquadrias de abrir, maxim-ar, guilhotina, basculantes, camarão, seja qual for a sua escolha, ela deve estar baseada nas necessidades do morador.

Ao reformar a minha casa, por exemplo, a palavra de ordem foi abusar da integração entre os ambientes, aproveitando ao máximo a luz natural. Optei pelo uso de grandes portas e janelas horizontais de correr, com vidros laminados de controle solar para uma maior eficiência acústica e energética. O resultado ficou incrível! Muita luz e ventilação natural, aliadas à resistência e design moderno do alumínio.

Vale lembrar que a ABNT NBR 10821-4 2017  estabelece requisitos para a passagem de luz. Isso significa que ambientes de permanência prolongada, como salas e dormitórios, devem ter aberturas para a iluminação com áreas que atendam à legislação específica. Quando não houver requisitos de ordem legal para o local, devem ser adotados os valores indicados em norma.

Ao optar por determinado tipo de esquadria, não se apegue somente à estética. Além disso, observe a praticidade do uso, a facilidade do manuseio, optando sempre por tipologias que favoreçam a iluminação e a ventilação natural, a limpeza e a manutenção a longo prazo.

O desafio de trabalhar e morar no mesmo lugar

Trabalhar em casa trouxe novos desafios, entre eles, o de encontrar concentração em meio aos inúmeros ruídos do cotidiano doméstico. Isto implica em controlar os sons internos e externos que possam representar uma fonte de desconforto ou de distração.

Para a redução dos ruídos externos, o ideal é analisar se é preciso substituir as esquadrias existentes. Às vezes é necessário apenas uma boa e eficiente manutenção, com a verificação da vedação perimetral, eliminação de frestas, substituição de componentes de vedação, como gaxetas e escovas etc.

Essa situação também pode ser contornada com o investimento em esquadrias acústicas, que auxiliam na absorção sonora.

Os elementos que garantem o isolamento do ambiente são laje, forro, paredes, esquadrias e portas internas. Portanto, as esquadrias colaboram de maneira significativa, mas não são as únicas responsáveis.

Existe uma gama enorme de produtos disponíveis no mercado, que apresentam uma infinidade de materiais, tipologias, sistemas, acessórios, funcionalidades. Mas é preciso ter em mente que a melhor esquadria é aquela que atende aos requisitos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade, previstos na ABNT NBR 15575 (Norma de Desempenho das Esquadrias para Edificações Residenciais).

É fundamental analisar estes critérios para não fazer a escolha errada. Quando corretamente aplicadas, as esquadrias ressaltam o projeto, trazem conforto, funcionalidade, charme e sofisticação aos ambientes, além de valorizar o imóvel.

Conte com a Aluparts!

Ainda tem dúvidas sobre como escolher esquadrias? Conte com a experiência de anos da Aluparts! Nossa empresa de engenharia sabe tudo sobre o assunto e pode criar um projeto completo para o seu empreendimento através dos nossos serviços de consultoria e manutenção de esquadrias. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!