2021 11 29 Shadow Box
Publicado em 16 de novembro de 2021

Shadow Box Versus Painel Spandrel

Por Renan Pires

Pelos nomes, até parece enredo de história em quadrinhos, mas o Shadow Box e o Painel Spandrel são soluções arquitetônicas que servem para dar uma “tapeada” em vigas estruturais. Neste artigo, a Aluparts explica como funcionam esses dois conceitos. Confira!

Saiba as diferenças entre Shadow Box e Painel Spandrel

Muitas vezes, as fachadas envidraçadas que contêm elementos de viga estruturais por trás precisam de um tratamento diferenciado, a fim de esconder elementos que não sejam parte da composição arquitetônica desejada – tais como fixações, ancoragem e fire stop, por exemplo.

É aí que entram as soluções com nome de super-heróis. Elas apresentam diferenças significativas. A principal característica do shadow-box, por exemplo, é a cavidade de ar por trás dos vidros externos. Já no painel spandrel, o isolante é colado. O shadow box geralmente usa vidro mais translúcido, enquanto o spandrel envidraçado usa vidro opaco ou refletivo.

Shadow Box

Os shadow box são usados para dar uma aparência mais elegante. A cavidade atrás do vidro acrescenta profundidade e sombras na fachada, criando maior movimento e maior interesse visual.

A solução permite o uso do mesmo vidro usado nas áreas de visão, dando continuidade visual entre as diferentes zonas da fachada.

Mas a solução também traz desvantagens:

  • maior temperatura máxima do painel;
  • pressões na cavidade;
  • exigência de mais processos produtivos e controle de qualidade;
  • umidade lenta para dissipar;
  • maior risco de condensação;
  • pode exigir subestrutura;
  • a limpeza é impraticável.

Spandrel Painel

Trata-se de uma solução mais econômica, cujo processo de fabricação é mais rápido. Além disso, possui outras vantagens:

  • gera menor temperatura máxima;
  • é livre de condensação;
  • é mais indicada para uso com pedra;
  • dependendo da densidade do isolante, é autoportante.

Por outro lado, existe uma limitação na escolha do tipo de vidro e alinhamento com as outras zonas da fachada, como o painel de visão/vão luz. O isolante também é mais exposto a intempéries externas.

Considerações gerais

Os isolantes térmicos nesses painéis são essenciais para a diminuição da transferência de calor entre a estrutura e essa região.

Não podemos esquecer que essa zona pode exigir um desempenho contra incêndio, por questões de compartimentação vertical e alguns casos horizontal. Para isso, devem atender à instrução técnica (IT) 09 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

As soluções devem ser analisadas de maneira única, a fim de obter o aspecto visual desejado e o desempenho ideal.

Ilustração Spandrel, concorrente do Shadow Box

Spandrel é o painel localizado entre a área de visão e a área que encobre colunas, vigas, pisos e paredes.

(Fonte: ARQGLASS)

Conte com a Aluparts!

Precisa de uma empresa de engenharia competente para criar uma fachada de vidro elegante e eficiente? Conte conosco! A Aluparts é especialista em retrofit de fachadas e vedação de vidros. Realizamos o seu projeto com o mais alto padrão de qualidade e em tempo hábil. Quer saber como? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!